top of page

SEJA RELEVANTE E TENHA PRESENÇA!

  • Foto do escritor: ABRH-RJ
    ABRH-RJ
  • 3 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

*Saidul Rahman Mahomed 


“Seja disruptivo!  Se não fizer, alguém fará por você”.


Os desafio que hoje mais ouvimos e vemos nas empresas é de uma hora para outra ser disruptivo. Como assim?


Isso requer ter um pensamento herético, aberto às novidades, e principalmente a  percepção dos cenários em que está inserido .


Num mundo complexo, ambiguo onde as trasnformações acontecem numa velocidade estonteante, como estar pronto para ser disruptivo?


A área de RH, tem que sair da sua zona de conforto, porque corre o risco de se tornar obsoleto com a entrada de Inteligência artificial.


Os Recursos Humanos (RH) ocupa uma posição central nas corporações modernas, desempenhando um papel fundamental não apenas na gestão de pessoas, mas também na consolidação da estratégia organizacional.


No início do século XX, o foco estava predominantemente nas tarefas administrativas, como controle de folha de pagamento e cumprimento de normas trabalhistas.


A partir dos anos 1980, com a globalização e a valorização do capital intelectual, o RH passou por uma reconfiguração significativa. Surge o conceito de Gestão de Pessoas, ampliando o olhar para além das questões burocráticas e incorporando práticas voltadas ao desenvolvimento humano, clima organizacional e alinhamento com os objetivos estratégicos das empresas.


Nas últimas décadas, a ascensão da tecnologia, a valorização da diversidade e a necessidade de inovação constante impulsionaram um novo salto evolutivo no RH. Hoje é chamada a atuar de forma consultiva, estratégica e orientada por dados, acompanhando as rápidas mudanças do mercado e das expectativas dos colaboradores.


A transformação digital tem impactado profundamente a atuação do RH, trazendo novas ferramentas, métodos e possibilidades.


A adoção dessas tecnologias exige do RH uma postura aberta à inovação, capacidade analítica e atualização constante para lidar com questões éticas, segurança da informação e privacidade dos dados.


O futuro do RH é marcado por tendências que apontam para uma atuação cada vez mais estratégica, digital e humana.


Essas tendências exigem do RH uma visão sistêmica, adaptabilidade e forte alinhamento com as demandas da sociedade e do mercado.


Como facilitador promovendo avaliações frequentes, identificando potenciais e apoiando o crescimento individual e coletivo.


RH exerça um papel consultivo e de influência nas decisões estratégicas das organizações., atuando em parceria com a alta direção.


Não tenha medo e enfrente com coragem esses desafios. Seja você o  lider e agente de mudança da sua empresa!

 

*Saidul Rahman Mahomed é Editor e Publisher da Qualitymark.

Acadêmico pela ABQ- Academia Brasileira da Qualidade

Conselheiro do CONEPLIR- RJ – Conselho Estadual de Defesa e  Promoção da Liberdade Religiosa.

Conselheiro da SBMRJ- Sociedade Benificente Muçulmana do Rio de Janeiro.

Dedicou 34 anos como voluntário do SISTEMA ABRH , tendo sido diretor de marketing e conselheiro (ABRH-RJ) e conselheiro fiscal em diversas gestões da ABRH BRASIL

 

 
 
 

1 comentário


mhruza
04 de nov. de 2025

A pausa para reflexão. Gostei muito e retransmitindo. Ler mais, entender e estudar

Curtir
Logo ABRH-RJ BRANCA
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Tel: (21) 2277-7750 Cel: (21) 98554-6735 | relacionamento@abrhrj.org.br 

Funcionamento: De segunda à sexta - feira de 9h às 18:00

Av. Presidente Vargas, 463 - 11º andar - Rio de Janeiro/RJ

Para mídia kit e patrocínios, entre em contato com

Cintia Gama - cintia@abrhrj.org.br | (21) 98554-6408

bottom of page