Prêmio Ser Humano 2025 celebra iniciativas que ampliam impacto do RH no Rio de Janeiro
- ABRH-RJ

- 15 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
*Paula Moreira
O dia 26 de novembro marcou uma celebração especial: a premiação do Prêmio Ser Humano 2025 da ABRH-RJ. Em uma cerimônia especial no restaurante Baleias Rio’s, a Associação reforçou o impacto positivo do RH nas organizações e valorizou práticas inspiradoras. Distribuídas entre três categorias organizacionais — Pequena, Média e Grande Empresa — além da categoria de Trabalhos Acadêmicos, as homenagens destacaram iniciativas que elevam o desenvolvimento humano e empresarial no Rio de Janeiro.
Para valorizar diferentes dimensões da atuação em gestão de pessoas, as organizações concorreram em três modalidades: Desenvolvimento, Excelência Organizacional e ESG. Essa diversidade refletiu a maturidade das práticas apresentadas, que dialogam com temas essenciais como tecnologia, aprendizagem contínua, liderança, bem-estar e diversidade. A premiação evidenciou como o RH segue ampliando sua contribuição estratégica ao promover ambientes mais fortes, saudáveis e sustentáveis.
Entre os destaques da noite, o case da Globo foi reconhecido na categoria Grande Empresa. O projeto “Aprende Globo”apresentou um ecossistema de aprendizagem estruturado em três formatos complementares: soluções digitais (com plataformas e jornadas), aprendizagem em rede (troca colaborativa de conhecimento) e aprofundamento para liderança (por meio de programas imersivos e estratégicos). Mais do que iniciativas de desenvolvimento, o ecossistema consolida uma cultura de aprendizagem contínua, orientada pelo protagonismo, pelo propósito e pela conexão com o futuro da empresa.
A Premiação de Média Empresa ficou para o case da Capemisa Seguradora, que trouxe o RH como facilitador da jornada de inteligência artificial. “Humanizando o futuro: o RH como arquiteto da IA!” apresentou uma combinação de aculturamento digital, educação contínua e incentivo ao uso responsável das ferramentas. A Capemisa compartilhou iniciativas que vão do reskilling ao reconhecimento dos embaixadores de IA, reforçando que a tecnologia avança de forma consistente quando as pessoas a integram ao seu cotidiano de trabalho.
Na categoria Pequena Empresa, a Fala Company reforçou que bem-estar é estratégia central, não acessório. O case “Estratégias de Saúde Mental e Bem-Estar, na Prática” apresentou soluções criadas para acompanhar o ritmo real da equipe e promover hábitos saudáveis. A empresa destaca os resultados de ações como a Semana da Saúde Mental e o Troféu Fala Fitness, que reconhece colaboradores que mais utilizam o benefício de acesso a academias, estúdios e atividades físicas. Entre 2024 e 2025, os check-ins cresceram 331%, saltando de 78 para 336.
A premiação também valorizou a produção acadêmica, com o trabalho “O líder mais barato do mercado é o líder negro: as barreiras de crescimento na percepção de profissionais de RH”. A pesquisa, conduzida com participantes do Programa Crescer sem Barreiras da ABRH-RJ, analisou desigualdades estruturais que dificultam a ascensão de profissionais negros à liderança. O estudo mobiliza reflexões sobre racismo estrutural, metáforas como “teto de vidro” e “labirinto de cristal”, além de propor caminhos como mentoria, redes de apoio, políticas afirmativas e fortalecimento individual.
Nesta 45ª edição, o Prêmio Ser Humano recebeu 36 cases e trabalhos inscritos, com ideias e práticas que fazem a diferença na gestão com pessoas. A ABRH-RJ acredita que reconhecer é também incentivar e inspirar e convida empresas, profissionais e estudantes a participarem das próximas edições. Juntos, podemos multiplicar impacto, ampliar a troca de conhecimento estruturado e contribuir para um futuro do trabalho mais humano, inclusivo e sustentável.
Créditos e Representantes
Representantes dos Cases Premiados
Categoria Grande Empresa - Adriana Reis — Coordenadora de Gestão de Talentos e Aprendizagem da Globo
Categoria Média Empresa - Patrícia Pacheco — Head de Recursos Humanos da Capemisa Seguradora
Categoria Pequena Empresa - Vera Lorenzo - CEO da Fala Company
Categoria Trabalho Acadêmico - Helton Cunha - mestrando em Administração de Empresas e Gestão de RH pelo IBMEC
Coordenadores do Prêmio Ser Humano
Clarissa Frossard - Diretora da ABRH-RJ
Gabrielle Botelho - Diretora da ABRH-RJ
José Carlos de Freitas - Diretor da ABRH-RJ
Organização e Edição do Artigo
Paula Moreira - Diretora da ABRH-RJ

.png)

Comentários