Estágio e aprendizagem: caminhos para a profissionalização
- ABRH-RJ

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Luiz Gustavo Coppola*
O programa de Estágio, tanto para empresas quanto para órgãos públicos, oferece agilidade, assertividade e total segurança em cada contratação.
O programa Jovem Aprendiz é mais que o cumprimento da legislação para empresas que precisam cumprir suas cotas: é a possibilidade para as empresas formarem seus novos talentos e, é para os jovens, a primeira experiência no mundo do trabalho.
A Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) regulamenta a contratação de jovens aprendizes no Brasil. Com ela é possível qualificar um jovem. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática. Os jovens são contratados por CLT e recebem por hora trabalhada. Isto muda todo o perfil econômico do entorno onde vivem estes jovens, melhorando a qualidade de vida da família, porque eles frequentemente colaboram com as despesas da casa.
O CIEE Rio se destaca por sua forte presença e seu compromisso com a regularidade e participação em diversos órgãos de controle social, como fóruns, Conselho de Assistência Social e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente em todos os municípios do Estado onde possui unidades de atendimento.
Além dessa busca ativa dos jovens que precisam dessa assistência, o CIEE Rio se estruturou para atender as demandas de formação profissional em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro:
Abrindo novos Polos de Capacitação presencial;
Novos Cursos;
Espaços de Acolhimento e Convivência;
Polos EAD, e
Plataformas tecnológicas de educação à distância.
Essa atuação demonstra o compromisso da instituição com a transparência, a responsabilidade social e a defesa dos direitos da juventude e somam mais de 22 mil jovens contratados no Estado do Rio de Janeiro.
No programa de Estágio podem participar estudantes, com 16 anos completos. A condição para ser estagiário é estar matriculado numa instituição de ensino, seja no ensino médio, técnico, tecnológico ou superior.
O CIEE Rio oferece serviço de convivência e fortalecimento de grupos com a equipe de Assistência Social a toda a população, em especial as que utilizam os serviços da Rede Socioassistencial.
*É Superintendente Geral do CIEE RJ – Centro de Integração Empresa Escola do Estado do Rio de Janeiro. Formado em Gestão Estratégica de Negócios, Marketing de Serviços e Gerência Executiva de Vendas, pela Escola de Administração Fundação Getúlio Vargas - FGV.
Iniciou sua carreira no Centro de Integração Empresa Escola do Estado de São Paulo - CIEE SP, em 1985 e nesses 39 anos de organização, atuou nas áreas de Administração e Finanças, como Supervisor do Setor de Pagamento de Bolsa Auxílio, Gestor de Unidade de Operações, Gerente Nacional de Relações Externas e, em 2004, assumiu a Superintendência em todas as unidades do Brasil.



Comentários