top of page
  • Foto do escritorABRH-RJ

Vem aí o Curso de Introdução à Negociação - 2021

Uma iniciativa do Grupo Temático RH Legal


O grupo temático RH Legal, da ABRH-RJ, integrado por profissionais de Recursos Humanos e de Relações Trabalhistas de segmentos empresariais de natureza diversa, realizará em fevereiro de 2021 o curso de Introdução à Negociação, habilidade necessária para o aprimoramento das relações de trabalho em um cenário de prevalência do negociado sobre o legislado quando o mercado demanda menos intervenção e mais capacidade de composição dos interesses dos atores sociais.


Indicado para profissionais da área de Recursos Humanos e afins que pretendam desenvolver sua capacidade de negociação, alcançando soluções eficazes para o negócio tem como objetivo apresentar aos profissionais de recursos humanos e gestão de pessoas os principais fundamentos para negociações individuais e coletivas no âmbito de suas atribuições, destacando as habilidades comportamentais, planejamento, etapas e as estratégias de negociação capazes de promover maior assertividade nesses processos, alcançando melhores resultados. Serão abordados, ainda, temas relevantes que influenciam diretamente nas negociações, como a Reforma Trabalhista que modernizou as relações e introduziu novas formas contratuais e temas que devem ser objeto de negociação, como as medidas adotadas durante a pandemia da Covid 19 e suas repercussões após o estado de calamidade pública decretado em 2020.


Para a Diretora Executiva da ABRH-RJ e Coordenadora do Grupo Temático RH Legal, Magda Hruza Alqueres, o estado de calamidade pública e as medidas adotadas para preservação dos empregos e das empresas trouxe à discussão a capacidade a ser desenvolvida para que possam ser adotadas soluções de consenso e que garantam segurança jurídica tanto aos empregados como aos empregadores. Enfatiza que a participação dos sindicatos, tanto os patronais como os de trabalhadores é importante na busca deste aprimoramento evitando-se práticas abusivas e que demonstram a inabilidade de composição e de dialogo sobre vários aspectos que permeiam a sociedade neste momento de pós pandemia e retomada da economia. Em um primeiro momento será um curso introdutório para que todos possam se aperfeiçoar no modelo ganha-ganha-ganha adotado pela metodologia da Harvard Law School e das habilidades necessárias para que a tomada de decisão sobre diferentes matérias possa produzir maior produtividade e lucratividade além e principalmente de inserir nas pautas questões relativas a atitudes e posturas em quadro de grande complexidade e promover reflexão sobre o impacto social que os comportamentos neste campo possa ocasionar.


1. Módulos


I – Conceitos sobre Negociação, Habilidades Comportamentais e o Processo de Comunicação.


II – Etapas da Negociação e Planejamento da Negociação.


III – Estratégias de Negociação: pontos-chave, como fazer concessões e fatores que influenciam nas negociações.


IV – Negociação Sindical: Sindicatos, Estrutura, Acordos, Convenções e Comissões Paritárias. Reforma Trabalhista e medidas durante a pandemia da Covid 19.


V – Simulação de negociação.




2. Simulação de negociação com a participação dos alunos.


Texto escrito pelo grupo RH Legal.

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page