29/08/2017

Presidente e diretor da ABRH-RJ recebem a medalha Pedro Ernesto

por Redação

Paulo Sardinha, Marcelino D’Almeida e Isaque Farizel

O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), Paulo Sardinha, e o diretor Isaque Farizel receberam, nesta segunda-feira (28), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a medalha de mérito Pedro Ernesto.  A cerimônia teve a presença dos diretores da ABRH-RJ e de executivos e empresários, como a presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Angela Costa, o diretor-médico e fundador da Med-Rio Check-up, Gilberto Ururahy, e a sócia-diretora e cofundadora da Be Coaching Brasil, Marie Bendelac Ururahy. Durante a cerimônia, também foram apresentadas moções de congratulações ao superintendente do SESI e diretor Regional do SENAI, Alexandre dos Reis, ao diretor executivo da Amil Dental, Alfieri Casalecchi e ao  diretor-geral de Comunicação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, José Carlos Tedesco.

Para o vereador Marcelino D'Almeida, que propôs à Câmara a entrega das duas medalhas, conferir a principal comenda da cidade do Rio ao Paulo e ao Isaque é, também, uma homenagem a todos os profissionais de RH, que estão entre os que mais são necessários nesse momento de crise, em que o desemprego atinge níveis recordes.

Com mais de 30 anos de experiência na área de gestão de pessoas, Sardinha foi diretor de Recursos Humanos para América Latina da Turbomeca, está no seu segundo mandato à frente da ABRH-RJ e também preside o Conselho Empresarial de Desenvolvimento Humano da ACRJ. Muito emocionado, ele lembrou da sua família, de colegas de trabalho e de momentos da trajetória de sua carreira. Sardinha destacou que a homenagem se tornou ainda mais especial por ser justamente na data em que é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado.

"Essa feliz coincidência de datas significa muito para mim, pois a ABRH-RJ é constituída por voluntários. Tudo que foi feito até hoje, todos os projetos como o Congresso Estadual e o ABRH na Praça só acontecem, porque há pessoas que acreditam no valor do trabalho do voluntário", destacou.  No ano passado, por exemplo, a ABRH-RJ foi responsável pela avaliação e recrutamento dos 450 candidatos que trabalharam como Jovem Aprendiz Desporto (Jade) nas Olimpíadas.

Farizel, que atua há mais de 20 anos no mercado de seguros saúde, recordou da sua atuação na ABRH-RJ, bem como na Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Estado do Rio de Janeiro (ADVBRJ) e na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDLRJ). Ele também destacou a importância do trabalho voluntariado, principalmente por ser a representação de um sentimento nobre como a solidariedade.

Os executivos presentes na cerimônia ressaltaram que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho da ABRH-RJ. A presidente da ACRJ, Angela Costa, enalteceu a iniciativa da Câmara dos Vereadores, principalmente por valorizar exemplos de lideranças que vêm trabalhando para mudar a realidade atual, sempre acreditando no potencial inquestionável da Cidade Maravilhosa.  

“Muito justa e merecida a homenagem feita ao Paulo Sardinha, como um reconhecimento à competência e seriedade do seu trabalho. É uma honra podermos contar com este grande profissional e amigo como presidente do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Humano da Associação Comercial do Rio de Janeiro”, disse Angela.

“Essa homenagem é um reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pelo Paulo Sardinha à frente da ABRH. Sua trajetória profissional sempre foi norteada pelo comprometimento, dedicação e competência, características que marcaram sua atuação em grandes empresas dos mais variados setores”, destacou o diretor da Amil Dental.

Turismo e Saúde destacam o papel do RH 

Em entrevista ao site da ABRH-RJ, o secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, destacou que a entrega das comendas é um reconhecimento do excelente trabalho da Associação e da importância do RH para o desenvolvimento econômico do Estado. "É fundamental que as empresas do setor continuem investindo em suas estruturas de RH, pois é investindo nos funcionários que o Turismo poderá manter e até melhorar a qualidade dos serviços oferecidos", afirma Nilo Sergio.

O presidente da TurisRio, Paulo Senise, reforçou as palavras do secretário e relembrou que o Turismo, como todo o segmento que compõe a área de serviço, tem nas pessoas o seu principal ativo. "Por isso é muito importante ver essa homenagem a lideranças do RH. São os profissionais de Recursos Humanos os principais responsáveis pelas soluções de engajamento, motivação e qualificação nas empresas. É preciso reconhecer e apoiar as ações da ABRH-RJ", defende.  

Para o presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin, o reconhecimento do trabalho do presidente da ABRH-RJ atesta o quanto é necessário que as empresas invistam em gestão de pessoas. Para ele, não há como nenhuma organização se manter sustentável se não valorizar o capital humano. “Mais do que nunca o RH desempenha uma função estratégica. Por isso é importante o apoio e reconhecimento à ABRH-RJ, pois é através da gestão de pessoas que as empresas conseguem aproveitar as oportunidades nos momentos de crise”, avalia Balestrin. 

Medalha Pedro Ernesto

A comenda, criada em 1980, é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. Recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, e por isso sua figura é estampada nas duas Medalhas que fazem parte do Conjunto.